Clube de Segurança

Entra no Clube de Segurança

Qual a importância da leitura? O que significa fluência leitora? Porquê envolver a família neste processo? Qual a importância da Educação Literária?

121

 

Ao pensarmos na estratégia pedagógica a utilizar na abordagem à leitura do 1º ano de escolaridade, ao longo deste ano, partimos da premissa de que a leitura não deveria apenas ser entendida numa lógica “instrumental” – Ler por ler!!!

Ler fluentemente não significa compreender necessariamente o que se lê, pelo que também foi necessário explorar com os alunos as obras propostas no plano de leitura da educação literária, para que todos compreendessem o objetivo/ propósito dos textos trabalhados.

O ato de ler não é tarefa fácil! Para que tal aconteça, os nossos pequeninos têm que dominar a relação entre fonemas e grafemas de forma a identificar palavras. As obras trabalhadas, ao longo do ano, deram  o propósito necessário à sua compreensão.

A atividade denominada “Maratona de leitura: Já sei ler!!!”, desenvolvida pelas turmas do 1º B e 1º C, em colaboração com a docente Teresa Cardoso, em funções na Biblioteca do Agrupamento, constituiu o culminar do trabalho realizado. Uma ação que envolveu alunos e famílias, num pequeno Sarau, onde as obras apresentadas foram as exploradas ao longo do ano. Acreditamos que a leitura partilhada entre alunos, professores e famílias será um dos caminhos para estimular a fluência. Este tomar parte ativa no desenvolvimento do processo educativo pelas famílias  será, certamente, um dos caminhos a percorrer.

Filomena Correia

Circuncisão Duro

Fátima Silva

PES

LOGOTIPO PES

Go to top

logo