decojovemlogo

Onda Rosa

Manuais adotados 2017-18

manuaisadotados

Manuais adotados 2017-18

Manuais adotados 1º ciclo

Manuais adotados 2º ciclo

Manuais adotados 3º ciclo

Alguns trabalhos efetuados em Educação Visual e Educação Tecnológica

Alguns trabalhos efetuados pelos alunos das Turmas 5B, 5C, 5D, 5A, 5E, 5F, 6D, 6C e 6F

de Educação Visual e de Educação Tecnológica

20170524 171342

 

20170612 150802

20170612 150957

20170612 153725

IMG 0878

IMG 0882

IMG 0968

IMG 1060

IMG 1101

IMG 1191

IMG 1192

IMG 1246

IMG 1371

IMG 1390

IMG 1502

IMG 1528

 

 

Concurso Palavras e Ideias

trophy 153395 960 720

Por iniciativa da educadora Teresa Cardoso, um conjunto de docentes de Educação Pré-escolar e do 2º ciclo do Ensino básico, tomaram a decisão de participar no Concurso Palavras e Ideias, organizado a nível nacional, pelo Plano Nacional de Leitura.

No referido concurso, foram galardoados os seguintes trabalhos, elaborados por alunos do nosso Agrupamento.

Educação Pré-escolar: “Grande Coisa” (1º lugar), trabalho elaborado pelos alunos da turma 0I, do Jardim de Infância de Santa Eulália; “Carlota Barbosa” (3º lugar), trabalho elaborado pelos alunos da turma 0E, do Jardim de Infância de Montezelo; e “O elefante diferente” (5º lugar), trabalho elaborado pelos alunos da turma 0G, do Jardim de Infância de Santa Eulália.

2º ciclo do Ensino básico: “Tesouro sob as cinzas” (5º lugar), trabalho elaborado pelos alunos da turma 6ºA da Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres.

TRABALHO 

TRABALHO

TRABALHO

TRABALHO

Maratona de leitura: Já sei ler!!!

Qual a importância da leitura? O que significa fluência leitora? Porquê envolver a família neste processo? Qual a importância da Educação Literária?

121

 

Ao pensarmos na estratégia pedagógica a utilizar na abordagem à leitura do 1º ano de escolaridade, ao longo deste ano, partimos da premissa de que a leitura não deveria apenas ser entendida numa lógica “instrumental” – Ler por ler!!!

Ler fluentemente não significa compreender necessariamente o que se lê, pelo que também foi necessário explorar com os alunos as obras propostas no plano de leitura da educação literária, para que todos compreendessem o objetivo/ propósito dos textos trabalhados.

O ato de ler não é tarefa fácil! Para que tal aconteça, os nossos pequeninos têm que dominar a relação entre fonemas e grafemas de forma a identificar palavras. As obras trabalhadas, ao longo do ano, deram  o propósito necessário à sua compreensão.

A atividade denominada “Maratona de leitura: Já sei ler!!!”, desenvolvida pelas turmas do 1º B e 1º C, em colaboração com a docente Teresa Cardoso, em funções na Biblioteca do Agrupamento, constituiu o culminar do trabalho realizado. Uma ação que envolveu alunos e famílias, num pequeno Sarau, onde as obras apresentadas foram as exploradas ao longo do ano. Acreditamos que a leitura partilhada entre alunos, professores e famílias será um dos caminhos para estimular a fluência. Este tomar parte ativa no desenvolvimento do processo educativo pelas famílias  será, certamente, um dos caminhos a percorrer.

Filomena Correia

Circuncisão Duro

Fátima Silva

Page 1 of 31

Clube sobre investigacão - CSI

PES

LOGOTIPO PES

O blogue da biblioteca

 

oleitor

Clube de Segurança

Entra no Clube de Segurança

Go to top

logo