decojovemlogo

Onda Rosa

Diploma Escolas Solidárias Fundação EDP 2015/16

solidarias

Conhecer as Rochas

IMG 4149

No passado dia 1 de junho, a turma C do 3.º ano da Escola Básica da Bela Vista, assinalou o Dia Mundial da Criança com uma atividade ligada às Ciência Naturais, no âmbito do projeto “ Despertar para as Ciências” do nosso Agrupamento Escolar.

Num clima de cooperação entre os docentes do Agrupamento, o professor Jorge Nunes trouxe um conjunto de materiais para a sala de aula que consistia em amostras de rochas do meio físico (granito, calcário, ardósia, basalto, mármore e argila). Através deste conjunto de rochas os alunos identificaram algumas das suas características (cor, textura, dureza, cheiro) e reconheceram a sua utilidade no seu dia-a-dia.

Foi dada ênfase às estaurolites, minerais muito raros em Portugal, mas que surgem frequentemente na região de Fânzeres.

Este foi um momento não só de sensibilização para o tema “Rochas e Minerais”, mas também significativo para a realização de aprendizagens posteriores mais complexas.

O manifesto interesse por parte das crianças tornou o espaço da sala de aula muito animado e afetivo, sendo notória a apropriação de conhecimentos relacionados com os conteúdos do programa de Estudo do Meio.

A turma do 3º C da Escola Básica da Bela Vista

6 de junho de 2016

 

IMG 4142

Concurso INFECÇÃO VIH TESTES? PORQUÊ?- Vencemos

vencedores

 

http://ispup.up.pt/concurso-vih/winners/

Mais um prémio - 1º lugar - Escola Básica de Alvarinha - Gondomar

curte

 

http://agrupescsantabarbara.wix.com/projetocurteiogurte

INFORMAÇÃO PARA ALUNOS, PAIS E. EDUCAÇÃO

afericoes

 

INFORMAÇÃO PARA ALUNOS, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVAS DE AFERIÇÃO 2016

Este ano, se estás a frequentar o 2.º, o 5.º ou o 8.º ano de escolaridade, vais realizar duas Provas de Aferição.

Se frequentas o 2.º ano, vais realizar uma prova de Português e Estudo do Meio e outra de Matemática e Estudo do Meio. Se frequentas o 5.º ou o 8.º ano, vais realizar uma prova de Português e outra de Matemática.

Ao realizares estas provas, vais poder confirmar o que já aprendeste e o que consegues fazer, mas também os aspetos em que podes melhorar. O teu empenho na realização das provas é, por isso, muito importante. Após a sua realização, os teus pais e encarregados de educação vão receber um relatório individual, que apresentará uma caracterização detalhada do teu desempenho em cada prova.

Com os dados desse relatório, poderás verificar, em conjunto com os teus pais e encarregados de educação, quais os teus pontos fortes e quais as áreas em que tens de melhorar. Como as provas vão ser realizadas no final dos 2.º, 5.º e 8.º anos, isto é, a meio de cada ciclo, terás a possibilidade de melhorar o teu desempenho nas disciplinas avaliadas e de terminar o ciclo com mais sucesso.

No sentido de melhorar as condições de realização das provas de aferição, sugerimos a consulta dos documentos disponíveis na página do IAVE (Calendário de Provas e Informações-Prova 2015/2016) e a leitura das recomendações seguintes.

Recomendações

–– No dia de realização de cada prova, certifica-te de que levas contigo um documento de identificação com fotografia (Cartão de Cidadão ou outro) para apresentares aos professores vigilantes.

–– Na folha de rosto da prova (se estiveres a realizar provas do 2.º ou do 5.º anos) ou na folha de respostas (se estiveres a realizar provas do 8.º ano), escreve o teu nome e outros elementos identificativos apenas no cabeçalho. Não podes escrever nenhuma informação que te identifique em mais nenhum local da prova ou da folha de respostas.

–– Não podes escrever nas margens da prova ou da folha de respostas.

–– Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta, exceto na resolução das questões em que haja indicação para usar o lápis.

–– Não podes utilizar fita ou tinta corretora para corrigires as tuas respostas. Em vez disso, risca o que queres que não seja classificado.

–– Lê cuidadosamente o enunciado de cada item (pergunta ou questão).

 

Nos itens de seleção (em que apenas tens de escolher a tua resposta), identifica a opção que escolheste.

–– Nos itens de construção (em que tens de elaborar a tua resposta): • Responde de forma clara, respeitando o que é pedido; • Utiliza uma caligrafia legível; • Usa as letras maiúsculas e minúsculas, de acordo com as normas de ortografia em vigor. –– Se estiveres a realizar uma prova do 8.º ano, identifica claramente, na folha de respostas, o número do grupo e do item (pergunta ou questão). As respostas não identificadas não serão classificadas.

–– Verifica regularmente o tempo de que dispões para acabar a prova.

–– Se possível, faz uma leitura final para verificar se cumpriste todas as instruções e se não te esqueceste de responder a algum item (pergunta ou questão) ou de identificar todas as tuas respostas (no caso de fazeres a prova numa folha de respostas).

–– Não podes abandonar a sala antes de terminado o tempo regulamentar da prova

Aqui

Page 9 of 32

Clube sobre investigacão - CSI

PES

LOGOTIPO PES

O blogue da biblioteca

 

oleitor

Clube de Segurança

Entra no Clube de Segurança

Go to top

logo