3º Período e Declaração de Compromisso e Privacidade (para assinar pelos encarregados de educação)

A escola vai iniciar o 3°período, utilizando diversos recursos tecnológicos de forma a aproximar a escola dos alunos. Sendo certo que cada professor pode utilizar diferentes estratégias na sua relação pedagógica com os seus alunos, utilizará o correio eletrónico institucional no 2° e 3° ciclo sempre que for preciso comunicar com a turma. Cada turma tem o seu email institucional.

Cada aluno do 2° e 3° ciclos tem um email institucional que serve para comunicar com os professores. Este email foi entregue no início do ano em papel, com o apoio dos professores de ITIC e diretores de turma.

A escola tem uma plataforma Moodle atualizada, onde estão criadas disciplinas com o nome dos professores e que servirá como principal ambiente de aprendizagem.

O sistema moodle é o ambiente de aprendizagem mais utilizado no mundo como suporte  à aprendizagem e a escola tem esse sistema implantado e a funcionar. Os alunos terão nestas disciplinas, recursos e atividades que apoiarão o desenvolvimento do 3°P.

No pré escolar e primeiro ciclo, os professores, na sua maioria, utilizarão a  ferramenta Google classroom, sendo certo que neste nível de ensino o apoio e contacto com os encarregados de educação é fundamental.

No final do 2ºP, os professores iniciaram já um sistema de contactos com as suas turmas que agora aprofundarão.

Os diretores de turma e professores titulares terão um papel importante de contacto com as famílias e  equipas pedagógicas.

Alguns professores, poderão utilizar sistemas de comunicação com áudio e/ou vídeo, sendo claro que  nenhum sistema destes é obrigatório, mas meramente opcional.

Importante, é ter conhecimento que a escola tem já a circular uma declaração (declaração de compromisso e privacidade) que informa da importância de se proteger os dados privados, autorais e alerta para o cuidado e seriedade que decorre da exposição áudio e vídeo, por exemplo em vídeo conferências. Os alunos e encarregados de educação devem ler e este último deve assinar o referido documento. Este processo é muito importante.

Foram já enviados pelos diretores de turma,  horários de turma adaptados a este período, com horas marcadas, significando  que os professores estão nessa hora disponíveis para comunicar mais diretamente com os alunos, quer através do moodle, quer através dos emails institucionais dos alunos ou de outras ferramentas.

Os professores avisaram já, atempadamente, os alunos do meio que vão utilizar para manter as aprendizagens.

Poderão enviar as dúvidas que surjam para o email escolaemcasa@aefanzeres.pt e questões relativas à parte técnica para o email apoiotic@aefanzeres.pt

Os pedidos de acesso,  reposição de senhas e apoio tic, serão atendidos por ordem de chegada, e dentro das possibilidades do serviço.

É IMPORTANTE que os alunos consultem com  frequência

  • o email de turma e institucional
  • a página principal da escola aefanzeres.pt
  • o moodle da escola moodle.aefanzeres.pt e outras ferramentas de comunicação que sejam sugeridas pelos professores

Declaração de Compromisso e Privacidade

Seguindo as orientações das autoridades de saúde e do Ministério da Educação, o processo de ensino aprendizagem irá continuar com aulas à distância e utilização de recursos digitais e tecnológicos. A utilização destes meios pode colocar em causa a privacidade (por exemplo em videoconferências) e a segurança de dados, incluindo o acesso e partilha de documentação e instrumentos diversos desenvolvidos pelas diversas equipas pedagógicas.

 

Pretendemos que o direito de privacidade de imagem, profusamente abordados no Regulamento Geral de Proteção de Dados e, também, todas as questões ligadas ao direito à propriedade intelectual e aos direitos de autor, devam ser  acauteladas por todos.

Assim, no âmbito da relação de confiança que o Agrupamento mantém com os Encarregados de Educação e lembrando a missão e valores da nossa comunidade educativa, de  promover o sentido de Liberdade e Responsabilidade, que estamos certos, todos partilhamos, solicitamos a adesão de todos num compromisso ativo de monitorização da utilização, por parte dos alunos, da grande quantidade de dados privados que circularão nos diferentes canais digitais.

 

Mais vale prevenir e impedir a sua utilização abusiva. Os alunos deverão estar devidamente informados dos princípios e regras constantes deste documento.

 

É muito importante saber, e por isso apelamos à vossa especial atenção para o seguinte:

– NÃO devem ser efetuados, por qualquer meio, sem a autorização dos professores, registos de fotografia, vídeo ou áudio das aulas dadas por videoconferência.

– Não devem ser divulgadas por nenhum meio informações a que tenham acesso no âmbito da utilização das diversas plataformas de comunicação e que envolvam dados pessoais de qualquer elemento da comunidade educativa.

– Devem ser mantidos para uso exclusivo dos alunos do Agrupamento todos os documentos e informações disponibilizados pelos professores e equipas pedagógicas, durante as aulas e fora delas, no âmbito do processo de ensino-aprendizagem, impedindo a sua divulgação a terceiros, nomeadamente apresentações, vídeos, folhas de cálculo, testes e fichas de trabalho, entre outros.

– Devem manter-se todos os documentos e informações disponibilizados pelos professores evitando a sua proliferação por outros canais (redes sociais, e-mail, etc.).

– Excetua-se ao ponto anterior a eventual troca de informações com os professores através da conta de e-mail institucional, disponibilizada pelo Agrupamento.

– Não deve ser utilizado nenhum e-mail pessoal durante este processo.

– Os dados de acesso (login) às ferramentas sugeridas ou disponibilizados pelo Agrupamento são exclusivos de cada aluno/Encarregado de Educação e não devem ser partilhados com outras pessoas. Durante o período em que decorrerem as aulas à distância, o Agrupamento continuará a aplicar a Política de Privacidade, no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados, estando garantidos todos os direitos previstos na legislação no que concerne aos dados pessoais.

Link para assinar a Declaração e Compromisso de Privacidade https://forms.gle/6a8jhJfgA2mdTnrQ7

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay