O nosso Agrupamento está nas notícias.

Foram recentemente apresentados os resultados do projeto de ciência cidadã CoAstro, uma parceira que envolve o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Este projeto de investigação, coordenado pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e desenvolvido na Unidade de Ensino das Ciências (UEC1) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2), foi o tema da tese3 de doutoramento de Ilídio André Costa. O recém-doutorado é professor no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara (Fânzeres, Gondomar), mas está atualmente destacado no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a desenvolver trabalho no Planetário do Porto.

Para o professor Ilídio Costa o autointitulado “administrador do condomínio”: “O CoAstro permitiu perceber como um projeto de ciência cidadã, sem recursos humanos ou financiamento próprios, pode contribuir, com efeitos duradouros e abrangentes em termos de público, para que a escola se abra à comunidade e esta à escola, e para que o público se abra à investigação e esta se abra ao público”.

O projeto de ciência cidadã CoAstro permitiu,segundo  Carla Morais (UEC & Dep. Química e Bioquímica da FCUP), que ao longo de vários meses professores do 1.º ciclo, astrónomos e divulgadores de ciência participassem de forma colaborativa em processos de investigação e de divulgação da astronomia”.

Ler mais aqui