As fábulas são uma das mais antigas formas de contar histórias, servindo-se dos animais para instruir os homens. Embora sejam, geralmente, narrativas curtas, transmitem importantes ensinamentos ou lições de moral, que têm fascinado miúdos e graúdos, ao longo dos séculos.

É com os objetivos de incentivar os hábitos de leitura e de escrita criativa e de melhorar a literacia científica dos jovens que o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Santa Bárbara está a organizar o Concurso de Fábulas – O que nos ensinam os animais?

O Concurso de Fábulas fomenta a articulação curricular, promovendo diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, constitui uma relevante ação estratégica no âmbito do Plano 21|23 Escola+, que visa a recuperação das aprendizagens e das competências mais afetadas pela pandemia.

Os alunos, com a ajuda dos professores, pais, avós ou amigos devem ler uma fábula de entre as sugeridas (EsopoLa FontaineNão tenho pena, etc.). De seguida, podem: utilizar as personagens para criar uma nova fábula, com uma nova moral; utilizar a mesma moral, recorrendo a novas personagens; ou
transformar o texto narrativo em texto dramático, podendo acrescentar mais cenas.

Cada aluno poderá concorrer com o máximo de 3 trabalhos, enviados em formato digital (Word) para
o e-mail  clubecienciaviva@aefanzeres.pt  até ao dia 4 de fevereiro de 2022.

A participação no Concurso é individual e implica a criação de trabalhos originais e inéditos (não vale copiar!).

Participa e ganha prémios.

Ficamos à espera dos teus trabalhos.