Projeto Cultural de Escola

EcoARTE
ARTE QUE SUSTENTA E TRANSFORMA
PCE Agrupamento Santa Bárbara
EcoARTE porque somos o eco do que cuidamos. Pensado no âmbito do Plano Anual das Artes (PNA), este Projeto Cultural de Escola (PCE) assenta na arte e na cultura, e foi construído a partir das particularidades do agrupamento, visando reforçar a ligação com a comunidade envolvente e promover o conhecimento, a criatividade e a sustentabilidade. Esta nossa proposta de trabalho emerge da urgência e relevância crescente das questões ambientais, sociais e económicas que afetam o planeta e as futuras gerações para as quais é também fundamental valorizar o sentido de pertença, o conhecimento das suas origens, identidades e potencial criativo para transformar o mundo ao seu redor.
EcoARTE sugere a propagação de ideais ecológicos e sons do ambiente e surge da relevância dos desafios ambientais contemporâneos e da necessidade de repensarmos a relação entre o ser humano e a natureza. É uma proposta de fusão entre a expressão artística e a consciência ecológica, utilizando a criatividade como ferramenta para promover a sustentabilidade, a reflexão crítica e o envolvimento social.
Este projeto será implementado trabalhando de forma articulada conteúdos das diferentes áreas curriculares, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas. Assim, o ambiente e a sustentabilidade deixam de ser apenas temas, para se tornarem numa abordagem transversal que orienta a prática educativa e a vivência escolar em que se valoriza o reaproveitamento de materiais recicláveis e a utilização de recursos naturais de maneira responsável para criação de obras de arte, incentivando em simultâneo práticas quotidianas mais conscientes.
O ecoar da consciência ecológica é importante porque faz com que as ideias de preservação ambiental se espalhem, despertando reflexão e mudança de atitudes. Que o sopro deste eco encontre ouvidos distantes, ao ponto de impactar e incentivar toda a comunidade a agir de forma mais sustentável, contribuindo para um futuro mais equilibrado e responsável com o planeta.
Coordenadora PCE do Agrupamento:
Ana Paula Sousa