Ciência Mais
Parceria entre o Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Tema. O sistema solar.

Objetivos. Caracterizar o planeta Terra no contexto do sistema solar; compreender a investigação científica no âmbito da Astronomia; saber elaborar trabalhos de pesquisa de informação, tendo por base os recursos da Biblioteca escolar.

 

Responsáveis pela iniciativa. Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em colaboração com os Departamentos de Ciências Exatas e Físicas e de Educação Pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento.

 

Público-alvo. Alunos do 4º ano de escolaridade da Escola básica de Bela Vista; alunos da turma 7ºB, da Escola básica de Santa Bárbara – Fânzeres.

Desenvolvimento da ação educativa

 

. Concretização de atividades relacionadas com o sistema solar: leitura e compreensão de obras das bibliotecas escolares (4º ano) e elaboração de trabalhos de pesquisa (7º ano);

. Dinamização, por parte do Dr. Daniel Folha, investigador ligado ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva (…),  de sessões de trabalho nas Bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres, dirigidas a alunos de turmas dos 4º e 7º anos de escolaridade, relativas ao tema “O sistema solar”.

. Elaboração de trabalhos de síntese, pelos alunos participantes na atividade.

 

Guião. Trabalho de pesquisa. 7º ano..

Ciência Mais. O sistema solar. 4º ano.

Cartaz  da Escola Bela Vista 4ºano

Cartaz da Escola Básica de Fânzeres 7ºB