Com mais este projeto, confirma-se que os professores se reinventam, desenvolvem trabalhos multidisciplinares com os seus alunos, apostando, fortemente, no trabalho colaborativo, sem escola física, sem interação presencial professor/aluno, recorrendo apenas aos meios possíveis, nesta fase: os tecnológicos.

Desta vez, esta equipa de alunos e professores, viajaram e proporcionam-nos essa viagem! Desta vez, oferecem-nos uma viagem pelo mundo, pelas diversidades humana, cultural, gastronómica, paisagística alicerçada nos princípios definidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Deixemo-nos invadir pelas cores, pela música, pelo som (não direi pelos cheiros por ser ainda um dos constrangimentos desta forma virtual de viajar) por todos os estímulos que alargaram a paleta do conhecimento deste enorme planeta que é nosso. Desta vez, a viagem foi longa, foram a muitos cantos do mundo, passaram por países, continentes, pelas diferentes curiosidades do mundo, despertando, em cada um, a capacidade de se surpreender com o que é diferente, mostrando que essa diferença é mesmo desejável!

“Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades (…), sem distinção de qualquer
espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou
social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.” DUDH, artº2, ponto 1

Ficamos muito gratos pela viagem imaginária, por conhecermos mais lugares, mais sabores, mais pessoas! Que este trabalho desperte em cada aluno, em cada um de nós, a capacidade de nos surpreendermos de nos deslumbrarmos com o que vamos encontrando em cada uma das muitas viagens que fazemos todos os dias.

 

Maria do Céu Moura
Coordenadora TEIP

CLICA  NESTE LINK

https://scratch.mit.edu/projects/403339820/embed