Após o enorme sucesso dos Concursos de Literatura e Artes Plásticas, nos anos letivos anteriores, os Clubes Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Santa Bárbara lançam a segunda edição do Concurso de Quadros e Esculturas Naturais, desta vez com o tema “Biodiversidade com arte”. A iniciativa pretende juntar a Ciência e as Artes Plásticas e visa alertar para a enorme importância da diversidade biológica no equilíbrio ecológico e nos serviços dos ecossistemas, de que o Homem depende para a sua sobrevivência.

O 2.º Concurso de Quadros e Esculturas Naturais fomenta a articulação curricular e promove diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, constitui uma relevante ação estratégica no âmbito do Plano 21|23 Escola+ e da Estratégia do Plano Nacional das Artes 2019-2024.

Os alunos, com a ajuda dos professores, podem criar quadros (em cartolina, cartão ou papel A3 ou A4) ou esculturas, com materiais recolhidos na natureza (folhas, flores, sementes, frutos, musgos, líquenes, minerais, rochas, etc.). O tema dos trabalhos é a biodiversidade local (os golfinhos, os leões, os ursos, os pandas, os macacos, os elefantes, os coalas, desta vez, não são convidados!).

Os trabalhos devem ser entregues nas bibliotecas escolares do AE Santa Bárbara até 31 de março de 2023 (sugere-se, no entanto, que sejam entregues logo que estejam finalizados, dado que alguns são feitos com materiais perecíveis, que se degradam com o passar do tempo). O concurso dirige-se a todos os alunos, desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade. A participação é individual e implica a criação de trabalhos originais e inéditos (não vale copiar!).

Os premiados, além da publicação dos trabalhos, receberão livros sobre temáticas ambientais, científicas, tecnológicas, artísticas ou de literatura infantojuvenil, entradas grátis em Centros Ciência Viva e Museus e brinquedos científicos e educativos.

Lê com atenção o regulamento do Concurso. Para, escuta, olha, inspira-te e… cria uma obra artística.

Participa e ganha prémios.

Ficamos à espera dos teus trabalhos.

Para mais informações contacte clubecienciaviva@aefanzeres.pt

 

Ver PDF aqui