Nos 2º e 3º períodos deste ano letivo, a equipa pedagógica e os alunos das turmas contíguas 6ºC/D/E desenvolveram, no âmbito da flexibilidade curricular e numa perspetiva de trabalho de colaborativo, um projeto intitulado “Como eu sou?”, cujo produto final partilhamos, agora, convosco.
Este projeto nasceu da vontade dos alunos aprofundarem os seus conhecimentos ao nível das competências de bem-estar, saúde e ambiente, relacionamento interpessoal e pensamento crítico e criativo, através de uma aprendizagem ativa, com a construção de um jogo intitulado “Como eu sou?”.
Estiveram envolvidos na planificação, elaboração e construção deste jogo alunos, encarregados de educação, a Técnica de Saúde e professores que realizaram um trabalho empreendedor, com momentos de debate e partilha de ideias. As fronteiras entre os espaços de aprendizagem atenuaram-se e as Aprendizagens Essenciais das diversas disciplinas convergiram de forma inclusiva, indo ao encontro das características e necessidades individuais de cada aluno, de acordo com o mote do nosso agrupamento “Diferentes formas de ensinar, muitas maneiras de aprender”.
A partir da visualização, nas disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, de vídeos sobre saúde, higiene e sexualidade, os alunos trabalharam valores como a aceitação e valorização da diferença, entreajuda, conhecimento do seu próprio corpo e do corpo do outro. As disciplinas tiveram diferentes contribuições. Em Matemática, trataram-se os dados relativos aos hábitos de higiene dos alunos; em HGP, fez-se o enquadramento histórico sobre “A Saúde e Higiene no século XXI”; em EF, realizou-se um cartaz alusivo às regras de higiene, no âmbito da prática desportiva; em EM compôs-se a letra de uma canção sobre o tema “Banho pra mim”; em CN, elaboraram-se questões para o Google forms sobre higiene, saúde e sexualidade, em articulação com ITIC; em EV/ET, trabalhou-se o rosto e corpo humano; em CID, elaborou-se o jogo, as regras e parte das questões, sendo as restantes elaboradas em CN. Paralelamente, fruto da articulação com o PES, foram dinamizadas duas sessões de esclarecimento pela Técnica de Saúde que acompanha o nosso Agrupamento.
Certos de que a relação da família com a escola é integradora, dinamizadora e contribui para o sucesso escolar dos alunos, os encarregados de educação participaram ativamente, projetando e realizando os seguintes materiais: 6 pinos, o dado, o tabuleiro do jogo e a respetiva caixa de arrumação de todos os acessórios.
O pequeno vídeo que anexamos ilustra o produto final do trabalho desenvolvido. O empenhamento e o feedback de todos os envolvidos foi muito gratificante deixando-nos muito orgulhosos deste nosso jogo “Como eu sou?”!
Para que todos os alunos do nosso Agrupamento possam usufruir deste trabalho, o jogo foi oferecido à Biblioteca Escolar, onde poderá ser utilizado por alunos e professores.
Este projeto confirmou, uma vez mais, a convicção de que somos, verdadeiramente, uma escola amiga da criança onde os alunos se sentem felizes a aprender!