E, de repente, as turmas dos 5o C, D e E apresentam mais um excelente trabalho de articulação curricular, permitindo-nos entrar, agora, na sua “Cápsula do Tempo” antes que percamos a localização dos “Portefólios” que cada aluno, com a ajuda dos seus professores e das suas famílias, construiu para memória futura.
Na elaboração deste projeto trataram-se temas tão importantes como os Deveres e os Direitos Humanos; ouviu-se e registou-se o contributo de cada aluno na fase demitigação da pandemia; ouviu-se e registou-se o dia-a-dia, as vivências de cada aluno e das suas famílias; houve lugar à opinião de cada um relativamente ao levantamento do confinamento, numa perspetiva de um aumento da responsabilidade individual ecoletiva; falou-se e estudou-se outra época similar (peste negra) por comparação à que
atravessamos (Covid 19); fizeram-se estudos e muitas ilustrações!
O resultado?
Uma “cápsula do tempo” que guardará os contributos (textos, fotografias, ilustrações, pensamentos) que retratam este presente, para que sejam “enterrados”, num local bem assinalado, aguardando uma data para serem recuperados e possam redescobrir asmemórias de um tempo que viveram. De um tempo onde cresceram, de um tempo bemlonge, que pertencerá a um passado ao qual poderão voltar, recorrendo às inocentesmemórias guardadas na sua “Cápsula do tempo”!
Maria do Céu Moura
Coordenadora TEIP