Na semana de 14 a 18 de novembro, comemorou-se a “Semana do Voluntariado”. Neste âmbito, o GAAF planificou uma atividade que foi desenvolvida em aulas de Cidadania ou ADT. O GAAF articulou com os Diretores de Turma e professores de Cidadania para a concretização da mesma.

Teve como objetivo, ajudar o aluno a relacionar-se melhor com os outros e estabelecer relações empáticas.

Na base deste trabalho esteve o texto “Palavras cinzentas e palavras cor-de-rosa” que foi analisado de acordo com a planificação disponibilizada aos Diretores de Turma. Os alunos, distribuídos por grupos, perceberam que as palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação, pois têm um grande poder, sendo capazes de motivar, emocionar, alegrar, aproximar ou, pelo contrário, dececionar e magoar. Como tarefa final, os alunos, após tomarem conhecimento de todas as palavras ou expressões positivas registadas nos diferentes grupos, elegeram três que registaram em balões de fala.

No Pavilhão A, decorrida a semana, o GAAF montou a exposição final, onde estiveram patentes palavras bonitas que encheram de alegria e bem-estar o coração de quem as leu.

Terminamos com a máxima que foi alvo de reflexão nas turmas:

Talvez te esqueças, amanhã, das palavras bonitas que disseste, mas a pessoa que as ouviu, vai lembrá-las toda a vida.”