No dia 16 de janeiro de 2025 começaram oficialmente os cultivos e plantações da nossa sala de aulas ao ar livre. A equipa do Projeto (COM)viver em (COM)unidade dinamizou um Workshop de propagação de plantas, com os alunos das turmas 6ºC e 6ºD. Os alunos aprenderam que existem várias técnicas para propagar plantas, além das sementeiras, que são a forma mais comum. Conheceram as bases da enxertia, uma técnica que permite unir os vasos condutores de plantas, para crescerem e frutificarem melhor e também aprenderam como funcionam os estolhos, muito comuns na propagação de morangueiros, que também ganharam um lugar no nosso jardim sensorial.
A técnica mais aprofundada no Workshop foi a estacaria, que permite a criação de novas plantas a partir de partes saudáveis de outras plantas-mãe, como folhas, caules ou raízes, o que o torna num método de propagação simples e sustentável, já que permite a preservação e o acesso a diferentes plantas, a muito baixo custo, neste caso de vários tipos de suculentas. As suculentas são plantas que armazenam água nos seus tecidos, tornando-as capazes de sobreviver em condições adversas, e essa característica faz delas plantas extremamente resistentes e fáceis de cuidar. As suculentas são muito versáteis e podem ser usadas em vários tipos de decoração, já que são esteticamente agradáveis e oferecem vários benefícios para a saúde e o ambiente.
Independentemente da técnica, o importante é ter paciência e saber esperar, respeitando os ciclos naturais das plantas, observando o que acontece, tirando notas e fazendo registos escritos ou fotográficos, para conhecermos melhor cada espécie e para termos oportunidade de melhorar as nossas práticas.
Os alunos ficaram sensibilizados para a importância de se comprometerem e colaborarem no cuidado e manutenção deste novo espaço.
A atividade integra o DAC “Viver a Natureza” e promoveu o envolvimento prático e responsável com o meio ambiente.