Hino

Nesta escola altaneira
Sentinela do saber
Há espaço pr´a brincadeira
Há espaço para aprender

Às costas vai a sacola
Com lápis, papel e cola
Livros cheios de noções
Todo um mundo d´ilusões

(Refrão)
E com a nossa alegria de viver
O Futuro nós vamos escrever História e Português
Geografia ou Francês
A somar e dividir
Aprender é descobrir

A amizade é profunda
Dá vontade de vencer
Vai fazendo da escola
Um bom lugar p´ra viver

Refrão

Sempre me recordarei
Dos tempos que cá passei
Amigos como irmãos
Que jamais esquecerei

E com a nossa alegria de viver
O Futuro nós vamos escrever

Patrono

O patrono – Stª Bárbara

Bárbara é uma santa cristã comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa, que foi, alegadamente, uma virgem mártir no século terceiro. A narrativa de sua vida pode ser resumida da seguinte maneira: viveu em Nicomedia (Ásia Menor) e era filha de um pagão de nome Dioscuro. O pai quando descobriu sua conversão ao cristianismo encerrou-a numa torre e infringiu-lhe muitos sofrimentos físicos.

Por fim, Bárbara é decapitada pelo próprio pai, que é em seguida fulminado por um raio. É importante frisarmos que S. Bárbara teve uma grande devoção em Portugal, que foi intensificada, sobretudo, após o terremoto de Lisboa em 1755. Santa Bárbara é invocada, entre outras coisas, contra a morte repentina e coprotetora por ocasião de tempestades.

É considerada a padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo. Na freguesia, a devoção a esta santa está presente na Capela de Stª Bárbara.

Situada no Largo de Santa Bárbara, construída em 1697. Esta Capela foi erguida com verbas reunidas pelos fanzerenses, após uma forte trovoada que matou 3 pessoas, em honra da padroeira de Santa Bárbara. Esta Capela foi alvo de vários restauros.

Em 1871 foi reedificada uma Sacristia. Apresenta uma arquitetura simples, na sua fachada a porta principal é retangular, com duas janelas de cada lado, terminando com um arco de volta perfeita. A fachada é composta por um campanário com dois sinos.

As paredes interiores encontram-se revestidas a azulejos azuis e brancos, representando motivos florais e volutos. De cada lado do altar existem duas imagens, uma da padroeira Santa Bárbara e outra da Nossa Senhora Auxiliadora.